quarta-feira, março 31


Tente Perturbar Menos

Pensei e repensei várias vezes em atulhar este assunto aqui e tendo chegado à conclusão que ao fazê-lo estou a fazer serviço publico, pois bem decidi falar sobre TPM (tensão pré-menstrual).

Crê-se que atinja 75% das mulheres, mas tanto os cientistas como eu, cremos que atinja a maioria da população feminina, a maioria não interpreta os sintomas, claro está.
Tal como uma jornalista escreveu, a detestável TPM é a fase em que " Todas as tensões, frustrações, “sapos engolidos”, pelos quais elas (as mulheres) passam ao longo do mês e que suprimem, sem lhes dar vazão ou sem resolvê-los na hora, vão aparecer naquele momento em que o corpo está a eliminar toxinas, em que as hormonas estão a passar por uma transição, ou seja, no momento em que a defesa fica mais frouxa e então, a mulher não pode conter os acessos de raiva e nem de choro". 
Os sintomas esses são mais que muitos (mais de 180), os mais comuns são, retenção de líquido, inchaço, ganho de peso, cólicas abdominais, dores generalizadas, principalmente nas costas e articulações, espasmos musculares, seios sensíveis, aparecimento de espinhas, desejos por comidas específicas, irritabilidade, ansiedade, depressão, hostilidade, dificuldade para se concentrar, esquecimento, fadiga, mudanças no apetite sexual, além de intolerância a estímulos sensoriais como luzes e barulhos, entre outros.
Pois bem, sendo a mulher um ser forte como é e sendo Deus, homem, só poderia ter dado o presente à mulher de em determinado período do mês mostrar todas as suas fraquezas e tristezas. Para mal dos homens, são os próprios que acabam por levar por tabela. Quem não é o amigo ou namorado que nunca presenciou uma cena qualquer levada ao extremo por uma mulher sem razão aparente? Pois bem se calhar a razão existe.
Mas um conselho, nunca, mas NUNCA digam à mulher,  "deves estar com TPM". Pois é certo e sabido que vão ouvi-las...eu avisei! Apenas quando ela disser "desculpa, estou com TPM", aí sim podem fazer um ar muito compreensivo com um "Aaaaaaaaaahhhhh" associado. Sem isso nem pensar em pronunciar algo sobre esse assunto.
Claro está que para pessoas que como eu, que tem naturalmente mau-feitio a coisa fica agravada e nem me venham com a tanga de que as pessoas minimamente equilibradas não se deixam abalar pelas hormonas. Eu sou minimamente equilibrada e estas doidas põem-me doida. E não há pior coisa que eu possa ouvir nessa altura que a frase célebre do "hoje estás muito mal-disposta". Em vez de se apontar o dedo, vamos antes perguntar "porque estás tu mal-disposta?"
Ok, eu sei, as hormonas não podem ser desculpa para ataques de mau-génio mas tudo com conta, peso e medida. E sendo as mulheres a fábrica da reprodução humana tem que ter algum escape para as frustrações do dia-a-dia.
Homens sejam (MUITO) pacientes!!

1 comentário:

carina disse...

Não percebo pq os homens não toleram bem esta coisa da TPM...eles têm algo semelhante durante todo mês, que agrava quando joga o clube do seu coração...e nós mulheres vamos tolerando!!!