sábado, março 12

"Para quê? Não muda nada!!"

Por esta hora milhares de jovens estarão na manifestação da geração à rasca, muitos mais poderiam lá estar se não usassem a velha frase do "para quê, não muda nada". De facto não muda. De facto não resolve nada e até me questiono se tudo isto valerá a pena?! Vivemos num país de velhos costumes, onde os nossos políticos incentivam o uso de transportes públicos e eles são os próprios a terem cada um o motorista à sua espera à porta de casa todas as manhãs. Sim nós somos uma geração que não tem a vida facilitada, mas também existem aí uns quantos tresmalhados do rebanho que gostam da vidinha deles tal como é, sentado num qualquer café à espera que o rendimento ou o fundo de desemprego chegue aos seus colos ao final do mês. E a estes quem vai mudar as mentalidades para que possamos fazer algo de efectivo para alterar as nossas condições laborais, precisamos de estar todos e unidos há procura de respostas e torná-las realidade, em vez de estarem uns a manifestar enquanto outros passam as suas tardes de sábado como sempre, possivelmente ainda a trabalhar para à noite irem gastar os rendimentos e o dos pais em copos. Eu não sou contra a manifestação, aliás gostaria de lá estar, mas infelizmente a esta hora estou alapada em frente ao pc a trabalhar. Sim a trabalhar, porque não me venham com tretas de "ah, estive até a trabalhar até às 21h hoje", "ah, ando num projecto marado"...pois, mas quem se queixa de tudo isso, mesmo que não ganhe horas extras ganha em benefícios como dias de férias. E nós TF, eu até posso estar a ganhar relativamente acima da média nacional, mas verdade seja dita entre as 9h30 e as 20h estou em consultas para depois ir para casa preparar as sessões e essas horas, as indirectas, aquelas que ninguém valoriza e que estragam a minha sanidade mental não são remuneradas, antes pelo contrário gasta-se em papel, tinteiros e outros materiais que tal. Já referi que para ir tratar de coisas como segurança social ou até mesmo ficar doente sou penalizada seriamente no ordenado?! Já referi que muitas vezes em vez de vegetar no sofá sento-me sobre a cama a cortar e plastificar para preparar material...beneficiada por isso?!
Eu cá estou cansada de não ter as melhores condições de trabalho, entre um contrato a prazo e um contrato de prestação de serviços (que não passa de uma formalidade) isto não me permite ser um ser totalmente autónomo e independente como seria esperado de uma pessoa formada a trabalhar, e de quase 27 anos. Sim, porque o nosso país é de tamanha precariedade que embora possa provar que tenho formas de pagar a ausência de um contrato a sério, como pessoas crescidas impedem-me de comprar uma casa sem que o Spread dispare, faz com que tenha de comprar um carro em nome dos meus pais porque pessoas a recibos verdes nem pensar facilitar o que quer que seja. 
A quem esteja na manifestação não percam somente o fôlego a gritar mas a pensar em encontrar soluções para a precariedade em que vivemos. Porque algo tem de mudar, mais do que nos sentarmos no sofá há espera que outros pensem por nós e que gritem por nós, porque embora sejamos a geração à rasca, somos também a geração do "para quê, não muda nada".

Sem comentários: