segunda-feira, abril 9

Hasta Madrid

Hola chicos...
Chegámos ontem de Madrid, e posso dizer que não contava vir de de lá tão satisfeita e agradada. Então não é que a cidade me encantou?! Eu, amante incondicional de Barcelona acabámos por decidir ir a Madrid porque eram os bilhetes com preço mais em conta e venho de lá dividida com qual das cidades gosto mais???
Estou muy satisfeita.
Embora tenhamos apanhado frio e chuva e granizo e alguns raios de sol, a chuva ainda assim foi nossa companheira e poucas foram as alturas em que choveu verdadeiramente quando estávamos na rua. 
Visitámos tudo o que havia para ver e mais umas quantas coisas, descobrimos alguns recantos não existentes em guias turísticos. 
Visitámos o Prado acabadinhos de aterrar (quase) e com uma pedrada de sono que nos permitiu desfrutar de toda aquela arte nas melhores condições.
Calle próxima de Plaza Cibelles com aquelas fachadas que me deixam a babar.
Nada como ir tomar o pequeno-almoço ao Palácio Real, ao lado vsitámos a Catedral Almudena, onde tem um tecto que na minha opinião o mais bonito de todo o sempre. Especialmente quando se visita a mesma com uma senhora a cantar que era um espanto.
Plaza de Cibelles, onde acabámos por entrar no Centro de congressos que no interior tem um palácio recuperado muito lindinho. Ao observatório ainda estivemos para subir mas já estava fechado devido à chuva, mas pronto, deu para aprender a jogar snooker.
Parque do retiro, um parque bonitinho, mas quando comparado com os parques de Londres esperava algo mais opolento.
Palácio de Cristal
Mercado de Atocha, quem diria que haveriam tantas tartarugas dentro do lago junto às árvores.
Edifício da Caixa com a parede em jardim, muito interessante e com uma exposição no interior algo interessante, onde mais uma vez fomos chamados à atenção pelo segurança (qual a atracção deles por nós, não sei).
E no meio de muitas mais coisas visitadas lá conseguimos estar no meio de uma procissão na sexta-feira santa. Eu sou católica, mas achei toda aquela devoção extremista, chegando quase a ser doentia.
Mas depois de tudo visto uma coisa posso afirmar gostei muito. Visitámos todos os pontos que tinhamos visto de interesse, tal como o Mercado de San Miguel...interessante, mas extremamente turístico e com preços ao mesmo nível. Mas como nós somos dados a caminhar sem grande definição, vai-se caminhando e descobrem-se recantos interessantes. Calle de Fuencarral onde não me importaria de trazer tudo e mais alguma coisa, com lojas de artistas da zona e lojas alternativas que são uma delícia para as carteiras recheadas. Continuando a deambular descobrimos um sítio somente para madrilenos, Mercado de San Anton...recomendo a visita. Muito mais giro que o Mercado San Miguel, com preços mais em conta e com uma dinâmica muito gira, com uma esplanada deliciosa no topo do edifício. Sem dúvida um dos sítios que mais gostámos em Madrid.

Quem diria que viria de lá encantada com a cidade?! Apanhámos bestas antipáticas e a ignorância gigante dos espanhóis com o inglês é uma coisa assustadora. A existência de sem-abrigos é significativamente maior que em Lisboa, e eu que pensava que já haviam bastantes aqui. A grande diferença é que em Lisboa a maioria dos sem-abrigos vê-se à noite, e lá vê-se dia e noite pelas ruas a pedir, outros a beber logo pela manhãzinha. E para quem acha que o preço do café em Portugal é abusivo devia experimentar o preço do café lá...mas segundo ele até era bom.

Aparte das coisas menos boas a verdade é que adorámos a dinâmica da cidade, o facto de estando chuva, frio e/ou noite as pessoas continuam a andar pela cidade. Não há hora que esteja alguém fechado em casa...talvez na hora da siesta. Que raio de horários são aqueles. Mas amei amei os bocadillos, os montaditos, as pipas caramelizadas, o ver famílias à noite a passear pela cidade, os artistas de rua. Adorei, adorei, adorei!! Ah e quem queira um nome de hostel o nosso foi óptimo, pequeno, muito caseiro, limpo e quente e melhor de tudo, no meio da cidade. Era um óptimo ponto de partida para qualquer sítio da cidade.

Tenho de ver se o convenço para uma vez ao ano irmos a Madrid às compras. Sem dúvida a melhor cidade em que já estive para se ir às compras, fora das marcas habituais.

Hoje voltar à realidade é algo que ainda se está em fase de habituação. E logo esta semana que vai ser daquelas, entre muito trabalho, reuniões e exame. O que me vale é que a bateria está mais que carregada.

Sem comentários: