sábado, janeiro 12

Ida ao Continente esta manhã...
...na fila para pagar meia dúzia de coisas. À minha frente um senhor com uma couve e atrás de mim aparece um senhor com um pacote de vinho,ambos com ar de sem-abrigo ou quase. O do vinho diz ao da couve para vir para trás para estar com ele mas o da couve desmarcar-se dizendo que a esposa espera por ele. Prontifico-me a deixar o do vinho passar que me agradece e diz por entre várias coisas imperceptíveis mostrando-me uns cêntimos que traz e a conversa dá-se...
"Quer dinheiro para o vinho?", eu sem perceber muito bem porque o senhor trazia a fala com a sua roupa, numa enorme embrulhada. 
"Queria apenas 20 cêntimos que não tenho que chegue"
"Se fosse um pacote de leite ainda lhe dava,para vinho desculpe mas não dou"
"Mas são só 0,20€ e o vinho é para toda a semana "...certo, como se eu tivesse ar de atrasada mental.
Entretanto a senhora vai passando as minhas coisas porque o senhor do vinho teve de pedir dinheiro ao senhor da couve, dizendo-lhe, "depois dizes-lhe que perdeste os 0,20€”, se lhe era um bem tão necessário por que raio tem o amigo de mentir por ele à esposa?! Mas enquanto eu pagava o senhor ainda me disse "eram só 0,20€,é que eu ou bebo café ou vinho, não gosto de leite "...isto de se ser pobre tem destas coisas de paladar selectivo. Mas para terminar com aquilo sem perder a educação lá lhe expliquei que se eu também não tivesse dinheiro para comprar que a empregada também não me deixava trazer as coisas mesmo que por 0,20€. A minha vontade era dizer-lhe, "Quem não tem dinheiro não tem vícios ". O senhor lá me agradeceu mas sempre insistindo que eram apenas 20 cêntimos. Desejei-lhe um bom fim-de-semana e deixei-o a falar sozinho. 
Coisas que só a mim me acontecem...

1 comentário:

Cat disse...

Admiro bue a tua capacidade p simplesmente dizeres o q pensas !!