domingo, março 16

Um misto entre nó no estômago e missão cumprida são os sentimentos que foram sentidos ontem (desculpem o pleonasmo) após termos entregue as roupas que graças aos nossos amigos conseguimos recolher. Primeiro que tudo um MUITO OBRIGADA de coração, mesmo. Gostaria de conseguir colocar em palavras a felicidade que as pessoas demonstram quando fazemos perguntas simples como, precisa de meias?camisolas?boxers? Na grande maioria há um sim a tudo e até perguntam se temos mais isto ou aquilo, mas houve algo que lhes queria dar e não consegui, uma vida melhor. Imagine-se pessoas gratas com peças que nos são tão comuns, que não valorizamos e que damos como adquiridas e ao minímo sinal de estar estragado vai para o lixo, mas ontem, sentimos que eram pequenos tesouros, novos naquelas mãos, guardados religiosamente no fundo do saco dos tesouros. Tesouros como aqueles foram importantes de guardar antes que outro sem-abrigo lhos tirasse. Estava eu com umas calças de ganga na mão de tamanho dito normal e um senhor triste por não lhe servir "estou magro, não ando a comer bem" e eu empanturrada com a feijoada que tinha comido ao jantar...mas arranjámos-lhe outra solução e ele saiu feliz sem saber onde guardar os seus tesouros.
Também ficámos aborrecidos ao ver que as poucas mulheres que encontrámos que se recusaram a aceitar a nossa oferta ou a única que queria era demasiado caprichosa para quem aparentemente anda na rua, dou o exemplo desta senhora de farto peso e rabo alapado na Av da Liberdade que enquanto guardava o seu lugar no passeio deu-se ao luxo de pedir ao N e ao J que "queria meias, mas despachem-se que tenho de ir embora" e qual não foi a desilusão dela quando lhes ofertaram uns pares e ela "queria um pacote de várias" e recusou-se assim a aceitar a nossa oferta que não chegava para as suas exigências caprichosas.
Mas nem mesmo essa senhora me rouba a felicidade do senhor que recebeu uma t-shirt da Adidas e nem ligou ao tamanho da mesma tal era a felicidade por ter uma camisola da Adidas, "uma camisola da Adidas para mim? Fogo, espectacular, eu com uma camisola da Adidas", só vendo e só de lembrar um sorriso aparece no meu rosto. E o outro senhor demasiado alto a quem nada serviu? Um dia ainda o hei-de encontrar e cumprir a promessa de lhe levar umas calças para o tamanho dele. A tantos outros senhores que ajudámos só queria ter podido abraçado cada um deles e poder prometer que o amanhã será bem melhor. De todos os que conhecemos a queixa era a mesma, estão demasiado magros da fome que passam, as roupas escondem bem, nunca pensei e dá que pensar... 
Pensamos como mudar estas vidas, mas não conhecemos nada destas pessoas mas ontem consegui sentir como um pouquinho minhas e nós um pouquinho delas.
Foi bom, mas quero poder fazer mais e dar mais. Aos nossos amigos um muito obrigada uma vez mais, juntámos muito todos e só graças a cada um de vocês.

Sem comentários: