domingo, novembro 15

Nome Gestual

Ontem no curso de Língua Gestual Portuguesa andámos a decidir os nomes gestuais para cada uma das pessoas. O nome gestual consiste em atribuir um gesto à pessoa que nada tem a ver com o nome real, por exemplo se a pessoa se chamar Maria não se vai soletrar gestualmente esse nome. Para a comunidade surda em comunicação uns com os outros os nomes são atribuídos de acordo com uma característica física ou de personalidade marcante, uma espécie de caricatura. Convém que seja algo que não se altere ou se mude facilmente, se for algo relacionado com cabelo, isto é algo que andamos sempre a mudar, por exemplo. Depois de escolhidas as características, por norma correspondem a uma ou duas palavras faz-se uma espécie de junção de gestos e obtém-se o nome gestual. 
Eu já lá ando há cerca de um mês e torna-se difícil atribuir algo a pessoas que ainda mal conhecemos e mais engraçado ainda é ver o que os outros nos atribuem. A escolha é demorada, tendo ainda atribuído apenas três nomes e eu e outra rapariga fomos adiadas para a próxima semana devido a ser difícil dar-nos nome, pois não há assim nada que se destaque realmente, somos apenas raparigas comuns.
Algumas das características que me atribuíram foram:
- cachecol (por andar sempre se lenço, mas esta foi excluída)
- ruiva (vá-se lá saber porquê se meu cabelo é castanho, mas também não é opção uma vez que anda pintado há já alguns anos)
- magrinha (esta pedi que excluíssem porque não concordo nada)
- meias coloridas (ok, têm razão, na minha gaveta não existem meias lisas a não ser as collants)
- calma (esta meteu-me um sorriso na cara porque eu própria não sei se o sou...acho que é apenas quando não conheço muito bem as outras pessoas...fica para outro post esta)
Outras características foram também apontadas, mas as que ficaram para dar ideias para a próxima semana foram:
- alta (percebo porquê, mas existem mais pessoas no curso da minha altura)
- sorriso bonito (deve ser do metal)
- delicada (why??)
- (falta outra que escrevi algures num papel que está algures perdido no caos do meu carro)
Próxima semana conto se fui baptizada com um nome gestual!

3 comentários:

carina disse...

Acho que devias ser apelidada de "meias coloridas" ahaahahh...Lindo!!!

Bjinhos**

Friendo disse...

Muito fixe isso...bora adoptar isso para todos nós =) delicada?acho que queriam dizer meiga (vá lá no fundo és lol). Mas concordo com a Carina, meias coloridas era giro. Eu apelidava-te de "friend" =P Beijos

flor de lótus disse...

P vcs serei a eterna "meias coloridas", dps ensino-vos o gesto =p

Embora friend fosse uma boa, n dá por ser mt abrangente!**