sexta-feira, janeiro 7

Parvos e Mimados

Nem tudo são abracinhos, beijinhos, vitórias e dificuldades superadas. Ser Terapeuta é também aturar birras e má-educação. Mas as birras são por norma pontuais e caracterizadas por ataques de mau génio. Agora má educação?? Essa não tolero, por nada. 
Na minha curta experiência já tenho alguns momentos que ficarão para a história, se ontem de manhã aturei um insolente a dizer "paciência" face à recusa de ajuda e que trabalhasse hoje tive uma amostra de peste. Não é que o miúdo se lembrou de me riscar a mesa com marcador e ainda me manda limpar a mim?! Deves!! Mesa limpa e apenas (saliento "apenas") falta deitar o papel de limpeza no lixo...tarefa fácil. Not, pois demorou cerca de 10 minutos, sendo que o fez somente por que o obriguei a tal, que é como quem diz peguei no braço dele e fi-lo executar o meu pedido, depois de várias tentativas educadas. Mas o que me tira realmente do sério são duas coisinhas:
- o ar de gozo que permaneceu do princípio ao fim que me faz desejar ser uma pessoa violenta;
- quando há episódios destes e explico à mãe ou à irmã o episódio é sempre desculpado com "a esta hora está cansado"...Porra para a treta da conversa, para não dizer pior. Tenho miúdos que vêm mais tarde e que trabalham sem levantar ondas. Não é personalidade e resistência ao cansaço é educação, formação, ou melhor, falta dela e falta de alicerces para fazer daquele pirralho de 6 anos uma pessoa que sabe estar em sociedade. Se há miúdos a quem queria dar "alta", este é um deles.

Sem comentários: