quarta-feira, março 23

Eu muitas vezes pondero sobre escrever seriamente sobre o estado real das coisas e do nosso país, simplesmente porque sim, porque não me apetece estar com conversas sérias neste que é o meu canto. Desta feita, não posso deixar de falar sobre isto. 
Para quem conhece, ou já ouviu falar da Kidzânia sabe que é um espaço onde as crianças brincam aos adultos e às profissões. Pois eu hoje cheguei à brilhante conclusão de que os senhores engravatados sentados nos ministérios de rabo atracado nas secretárias andam a brincar a algo semelhante, só que em vez de brincarem aos adultos, andam a brincar ao "governar o país". Sim, porque em coisa de um ano os nossos amados governantes têm tomado medidas que só podem ser brincadeira. Se depois de há uns meses terem subido o IVA de bens de primeira necessidade alimentares e medicamentos, nada como agora terem baixo o IVA de algo (iéeeiiiiiiiiii...NOT), nada como baixar o IVA do golfe para 6%...porquê?...Mistério. Na realidade ninguém sabe porquê, até porque se pensarmos bem a maioria dos portugueses joga golfe com frequência, e como queremos combater o sedentarismo e problemas de saúde adjacentes nada como baixar o IVA. Que palhaçada este nosso país!!
A ultima decisão foi ainda mais brilhante. Eu andava por aí a apregoar a importância de todos nós preenchermos os Censos, até para haver um conhecimento da realidade portuguesa e das dificuldades existentes na maioria das nossas casas. Todo o meu argumento falha, quando a benefício próprio do nosso adorado Governo os recibos verdes não vêm no questionário de forma clara e com esquemas manhosos para revelar ao país que todos temos maravilhosas condições de trabalho. Hoje vejo uma notícia que me deixa abesbílica...não, na realidade fiquei mesmo a espumar pela boca. Então não é que aqueles badamecos que "mandam" nos censos declaram que todas as pessoas têm que estar recenseadas em "alojamento familiar", mesmo os sem-abrigo. Ou seja, os sem-abrigo que tristemente vemos a "viver" na gare do Oriente vão aparecer nos Censos como vivendo nas luxuosas torres de São Rafael e São Gabriel. Então e digam-me, tendo em conta que uma casita daquelas custa acima do aceitável, que tal o nosso adorado Governo comprar um daqueles apartamentos e fazer um dormitório para esses mesmo sem-abrigo, é que ficar com a "fama e não o proveito" não se faz! Posso estar a ironizar e até mesmo soar em tom de brincadeira, mas sinceramente fico com vontade de proferir palavrões aqueles tipo que passam o dia sentados à espera que chegue a hora dos motoristas os levarem de casa para o trabalho e vice-versa e sentam-se a tomarem ideias de merda que me faz colocar em causa a sanidade mental dos ditos. Mas andamos a brincar? É que so pode mesmo! Qual é a ideia??
Alguém que me responda, os Censos são um inquérito de interesse interno ou existem interesses também da UE em tomar conhecimento dos resultados? É que por este andar, Portugal vai ser dos melhores países europeus para se viver. Basta pensar...condições laborais idílicas...os mais carenciados vivem em condomínios de luxo. A sério, eu se não fosse portuguesa também queria mudar-me para cá.

1 comentário:

pitinot disse...

Infelizmente o objectivo destes Censos nunca irá ser cumprido, tal como mais uma catrefada de indicadores económicos e sociais que são mandados ao ar. Continua-se a manipular resultados para apresentar coisas bonitinhas quer seja no Censos, nas palhaçadas que se aplicam na educação ou em mil e dois outros exemplos.
Revolución, já dizia o outro.
**