segunda-feira, junho 20

Cor de pele

Eu não tenho bem noção de como aprendi este conceito. Mas, recordo-me ainda na primária de quando tinha uma caixa de canetas de feltro de 36 molin, havia uma caneta que ninguém sabia muito bem que nome dar aquela cor. Quando se queria a cor apontava-se ou ia-se buscar directamente. Até que do nada se começou a apelidar de "cor-de-pele". Cor-de-pele para aqui e acolá e até hoje os miúdos mais pequenos já conhecem a célebre cor-de-pele. 
Contudo, hoje pus-me a divagar, sendo que para nós caucasianos aquela cor é apelidada de cor-de-pele, o que nem concordo. Se pensarmos bem ninguém é assim tão rosado. Na realidade, a cor para mim devia chamar-se "cor-de-porco-rosado", sim porque existem porcos de outras cores. 
Mas o que me incomoda é pensar que a cor-de-pele em países africanos ou asiáticos não poderá ter o mesmo nome. Será que num qualquer país africano a cor castanha é que é apelidada de cor-de-pele e a por nós chamada de cor-de-pele terá outro nome qualquer? E na Ásia será que o amarelo não é amarelo e sim cor-de-pele e a cor-de-pele é chamada de cor-de-ocidental? 
Tantas questões e tão poucas respostas!!

Sem comentários: