sexta-feira, setembro 16

Desde que decidimos viver juntos e na fase em que balançámos em comprar casa devido a uma pela qual nos apaixonámos a maioria das pessoas aconselhou-nos a comprar em vez de arrendar. A maioria que nos aconselhou a isso são pessoas nossas amigas, da nossa idade que ainda têm em mente aquele conceito de "estão a pagar por uma coisa que não é vossa". Hoje tenho a certeza que a melhor opção que tomámos foi mesmo a de arrendar. Porque se pensarmos bem, ou bem que temos o dinheiro todo para dar pela casa...o que hoje em dia duvido que algum jovem consiga...ou então caso tenha sorte de conseguir ter um empréstimo o risco em ficar sem a casa que teoricamente é sua é muito maior. Porque na realidade a casa só é da pessoa na teoria pois até estar toda paga a casa pertence ao banco, e se por azar a pessoa perder o emprego...chapéu...a casa fica para o banco. Onde está a segurança? Comprar casa hoje na minha opinião para jovens não me faz sentido. A vida é demasiado instável e nós também. Compramos uma casa hoje já em vista na que compraremos a seguir?! Isso para mim não faz sentido, até porque da maneira que isto está não será fácil depois vender essa casa. 
Contrariamente à maioria dos países desenvolvidos os portugueses continuam com a o conceito que comprar casa é que é...não interessa nada depois o sufoco em que se vive o resto do mês quando a prestação ao banco aumenta uma vez mais. Enquanto esta mentalidade não continuar vão continuar a haver pessoas endividadas ao banco e o negócio do arrendamento nunca mais melhora. Sim que quem pense que arrendar casa é fácil, desengane-se...com o hábito de se comprar em Portugal sobram os restos para o aluguer. Das duas uma, ou se paga uma pipa de massa por uma casa minimamente ou então tem-se rasgos de sorte e encontra-se a casinha desejável. A segunda opção foi a nossa e não é que seja assim tão barato mas se tivéssemos comprado a outra casa a esta hora estávamos enterrados até ao pescoço e mais além.

1 comentário:

Ana Meireles disse...

A minha opinião sempre foi o aluguer.. e acho que tomaram a decisão certa. Concordo com o que escreveste... esta mentalidade de que "temos é de comprar uma casa q é nossa" e que de nossa nada tem a não ser os problemas... é uma realidade.

Beijinhos pra vcs! ;) *