domingo, novembro 25

Serviço Público

...é o que faço neste post.
Como já referi, estou a curar-me de uma gastroenterite, ou pelo menos assim espero. Na minha primeira ida ao hospital foi-me dito que fizesse dieta, cozidos e grelhados, nada de refrigerantes. Posteriormente liguei para a Saúde 24 para não ir novamente ao hospital, e dessa vez disseram-me comida de dieta e mais isto e aquilo. Da Saúde 24 enviaram-me ao centro de saúde e aí finalmente ouvi a explicação mais completa e esclarecedora do conceito "dieta". É que os médicos falam em comida de dieta, e para os comuns mortais não passa de cozidos e grelhados, sopinha, chá e torradas. mas na realidade nenhum deles chega a ser demasiado explícito e esclarecedor na explicação, o último ainda assim foi o melhor. Como tal segue em seguida o que é "dieta" em caso de gastroenterite:
- acima de tudo comer pouco, para poder dar descanso ao sistema digestivo;
- beber muitos líquidos, nomeadamente chá, para repor os electrólitos expulsos nos vómitos e diarreia (desculpem as palavras feias...) e enquanto se bebe, não é beber uma caneca, mas sim ao longo do dia ir bebendo vários golos com calma para que sejam o mais absorvido possível;
- nada de gorduras, cozidos e grelhados é lei e arroz apenas cozido em água altamente recomendado;
- quando melhorar introduzir carnes brancas e nem pensar vermelhas;
- comer muitas torradas, bolacha maria e bolachas de água e sal, com um tiquinho de manteiga ou então doce;
- sopa de cenoura e abóbora, nem pensar legumes de folhas verdes;
- fruta só cozida;
- gelatina (!!) faz maravilhas com o festival intestinal...esta não sabia e adorei saber que finalmente posso comer algo doce.
E pronto, basicamente espero que ninguém precise, mas aqui fica a tip e por vezes estamos só um pouco mal e assim fica uma ajudinha que juntei tudo e que acho e tenho a certeza que deveria ter-me sido dito logo da primeira vez. Os médicos não podem assumir que sabemos o que é comida de dieta. Afinal de contas os legumes não são o melhor do mundo? Logo não nos lembraríamos de os excluir tal como à fruta.

1 comentário:

Cat disse...

Que desgraçada :( comida mais insonsa... :(