quarta-feira, novembro 13

A propósito do São Martinho

As vidas lá por casa andam a p#$% da loucura (para não variar) e fiquei sem tempo de manifestar publicamente o quanto ADORO o dia de São Martinho! Eu defendo que deveria ser feriado nacional e todas as famílias deveriam ligar a isto como a minha liga. Para mim em termos de importância vem a seguir ao natal. Porquê? Na realidade por nada em especial, somente as recordações até há bem pouco tempo neste dia eram recordações tão boas e quentinhas como as castanhas.
Para mim São Martinho era brincar o dia inteiro na escola, sujar as mãos nas cinzas da fogueira da escola e irmos deixar as nossas marcas na cara dos amiguinhos da escola. Era tão gostoso esse dia!
Chegar à noite e ir à porta do lado em casa dos meus avós onde a azáfama era quase tão grande como a da véspera de natal para fazermos o nosso magusto. Como eu gostava daquilo. Era o primeiro dia do ano em que meu avô acendia a lareira, que resultava sempre na sala cheia de fumo, devido aos lixos que se acumulavam na chaminé durante o ano e que era típico da primeira fogueira. Depois era comer a sopinha, e comer a carninha assada no lume dentro do pão, seguido de castanhas (para mim cruas por favor) e certas bebidas que faziam o grupo dos adultos ficar animado. Se fosse em dia antes do fim-de-semana melhor ainda pois permitia-nos ficar até mais tarde, a jogar cartas e na brincadeira de primos. Era tão gostoso esse dia!
Ai recordação mais boa esta, isto dito assim não parece nada de mais, mas a verdade é que o ambiente era tão bom...que saudades que tenho dele. Ele era a cola que mantinha esta família unida e nos eixos, mas já cá não está e resta-nos dar continuidade, mas agora com o novo núcleo familiar que se formou. É também muito bom, embora não seja igual, mas novas recordações têm de ser criadas para manter as antigas acesas.
Tenho saudades dele todos os dias...

Sem comentários: