segunda-feira, fevereiro 17

Diário de uma quase-diabética-qualquer-dia

Não são muitas as pessoas que sabem que este é um problema real, só quem lida comigo diariamente percebe ou pelo menos assiste a isto que chamo de problema. 
Eu assumo, sou super dependente de açúcar, mas mesmo, ao ponto de o meu corpo quando privado mais do que determinado tempo começa por manifestar apenas desejo, depois passa a uma quase irritação e depois chega ao ponto de me sentir mal por não ingerir açúcar. Há quem seja assim com café, tabaco e outras drogas que tal. O meu vício é o açúcar. De preferência em forma de chocolate, e não falo em tablete, mas sim em algo que se coma, bolachas, bolo, salame...não interessa! Ao falar sobre isto com a minha colega da tarde chegámos à confusão que ela depende do mesmo problema e que notou que ficou assim desde que veio para aqui trabalhar, ao que fazendo a retrospectiva o meu culminar também é desde que aqui estou, há cerca de 3 anos e meio. O ritmo de trabalho aqui é alucinado, paciente atrás de paciente, juntando às famílias que minha nossa, ao balanço gigante que são as nossas emoções a passar de chatice para uma boa disposição imediata porque a pessoa seguinte não tem culpa é um grande culpado do mal que padecemos. Claro que podemos fechar a boca em vez de culparmos o ritmo de trabalho, mas pode muito bem ser o grande desencadeador.
Posto isto, combinámos as duas esta semana começarmos a cortar no açúcar, não pode ser de repente e total porque só iríamos ficar mal-humoradas, e mais vale fazer as coisas com calma e racionalidade. As regras impostas por nós são simples:
- Vamos comendo com calma algo doce, mas sem ser em grandes quantidades, cortando no que conseguirmos;
- Existe um dia da besteira;
- Se em algum momento nos apetecer algo podemos comê-lo mas sem ser em loucura e excesso;
- No meu caso não irei abdicar do leite com chocolate, não numa primeira fase (caso corra bem) pois se tiro isto ao meu corpo tão certo como me chamar de C. que entro em choque de hipoglicémia. Nada me faz melhor que um shot de leite com chocolate pela manhã.
Hoje é o primeiro dia, irei fazer o balanço ao final do dia, sempre que consiga, não por quem aqui passa a ler estes disparates mas sim por mim, para ter um comprovativo escrito de tudo que se vai passando.

Sem comentários: