sexta-feira, outubro 10

Ainda me conseguem chocar

Neste busca incessante por uma oportunidade de mostrar do que sou capaz, foi-me sugerido que fosse directamente ao agrupamento de escolas da minha área de residência para me candidatar directamente na própria para uma possível vaga de Terapeuta da Fala (TF). Quando chego ao agrupamento de escolas do Alto-do-Moinho, fui simpaticamente atendida mas rapidamente me choquei e para não variar perdi uma boa oportunidade de mostrar de que fibra são feitas as "terapiotas".


Primeiro choque, quando o Director da escola me diz que apenas têm vaga para Terapeutas Ocupacionais (até aqui nada de transcendente), mas estragou tudo quando diz
- Só temos vaga para Terapeuta Ocupacional (TO), não dá para ser TO não?
Minha reacção foi apenas dizer que Tf e To são cursos distintos....HELLO!!


Segundo choque, quando a vice-directora me referiu que,
- Como pode imaginar, se as crianças não superaram as dificuldades durante o
1º ciclo, também não o conseguirão do 5º ao 9º ano de idade.

Tf tem prazo de validade e ninguém me avisou de nada, só pode! Andei eu durante 4 anos a interiorizar conhecimentos que se deveria intervir o mais precocemente possível, não deixando por isso de intervir já na fase final de vida durante a velhice. Pensando desta forma, os Tf só interviriam durante os 5 e os 9 anos, quem passasse essa idade azar!

Será que as pessoas estão assim tão mal informadas acerca da nossa profissão?? Se fossem simples leigos, agora estamos a falar de pessoas que estão a dirigir uma escola, querem estas pessoas instalar uma Unidade de Multideficiência sem sequer terem o minímo de conhecimentos sobre o que cada técnico faz.

Sinceramente esta segunda "pérola" deixou-me atónita e parva por não ter respondido! Que as pessoas não saibam que fazemos intervenção desde recém-nascidos é uma coisa, agora não perdurar no tempo porque não têm capacidade de evolução. Então que faríamos nós com os adultos que tem AVC's, entre outras coisas...vamos desistir porque "burro velho não aprende línguas".

Só comigo mesmo!!

Sem comentários: